O uso do playback é aceitável?

12:19


Um assunto que gera bastante discussão é o uso do playback em shows, especialmente os de música pop, onde muitas vezes os artistas não só cantam, mas precisam dançar, atuar e até mesmo tocar instrumentos.

Não é de hoje que o uso desse recurso provoca algumas polêmicas entre fãs do gênero. Madonna, Britney Spears, Mariah Carey e Beyoncé já foram flagradas dublando. mas até onde é permitido isso.

No ano passado, em entrevista ao Extra Tv, Lady Gaga deu sua opinião sobre o assunto, que eu achei bastante interessante:

"Eu não acho legal fazer playback. Eu não estou julgando se os artistas fazem isso porque é o estilo deles, mas eu acho que se você paga por um ingresso para ver um show, o artista deveria cantar suas músicas ao vivo para você."

Outra coisa que também é motivo de muita confusão é o uso de bases, algumas pessoas não sabem a diferença entre os efeitos vocais. Se você se encaixa nesse grupo, fique atento:

Playback: Áudio onde a voz do artista é gravada em estúdio e é usada em performances ao vivo.


Base: Vocal pré-gravado no estúdio com a voz sem filtros ou tratamentos. nesse caso, o artista não dubla, canta por cima ao vivo. As bases são geralmente usadas quando existem coreografias pesadas durante o show.


Live: Ah, esse é a prova de fogo! Aqui, não tem absolutamente nada. Ou você canta, ou...


Antes de sair por aí atacando alguém, por ter usado alguma "ajudinha" na hora de cantar, é importante avaliar a qualidade da performance do artista: Se ele está parado, cantando uma balada, não há razão alguma para que ele use playback, agora se está se movendo pelo palco cansativamente, executando coreografias, ter um auxílio é super bem-vindo. Agora, quero saber. Você pagaria por um artista que não cantam ao vivo? Qual a sua opinião sobre isso?

You Might Also Like

0 comentários